terça-feira, 24 de abril de 2012

Você sabe o que é Naming Rights? E o que pensa sobre isso?


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Direitos de nome (naming rights) é o direito sobre a propriedade de nomes. A prática da concessão de direitos de nome é bastante comum entre empresas, que compram ou alugam o nome de algum estabelecimento de espetáculos culturais ou esportivos trocando para o nome da própria empresa ou de algum produto relacionado à mesma.

Por aqui, os naming rights tiveram mais êxito no campo do entretenimento com a nominação de casas de espetáculos, cujo pioneirismo cabe ao Credicard Hall, que nasceu em setembro de 1999 e permanece com o mesmo nome. Ja o estádio do Atlético Paranaense, que por um bom tempo tinha como nome oficial Kyocera Arena, nunca deixou de ser chamado de Arena da Baixada. O culpado foi o torcedor ou a mídia que possui seus interesses?

Salas e redes de cinema são, também, alvo desta estratégia. Se hoje marcas como TAM, Sabesp e Livraria Cultura investem neste tipo de exposição, a inspiração é o Espaço Banco Nacional de Cinema, criado no início da década de 1990 por Adhemar Oliveira em São Paulo e que exigiu do patrocinador um investimento inicial de US$ 1,5 milhão. 
Posteriormente, o conjunto de salas tornou-se Espaço Unibanco e expandiu-se sob a forma de outras unidades. Alguns grandes teatros também foram batizados, como é o caso do Abril, Bradesco e Alfa, que recebem espetáculos cênicos e musicais de grande porte.

O mercado global de naming rights ultrapassou US$ 4 bilhões, sendo mais de 70% desse volume em investimentos corporativos no mercado norte-americano.
Os maiores contratos de naming rights do mundo encontram-se nos EUA, como por exemplo, o acordo entre o time de beisebol New York Mets com o Citigroup no valor de US$ 400 milhões em 20 anos, que representa nada menos que metade do valor investido para a construção da arena. 
Outro contrato bastante representativo é o acordo do time de basquete New Jersey Nets com o Barclays, acordo também de US$$ 400 milhões em 20 anos.
Um contrato um pouco inferior foi assinado com o time de futebol americano Houston Texans, com a empresa Reliant, no valor de US$ 305 milhões, em 30 anos de contrato.
Os casos mais emblemáticos no futebol são do Emirates Stadium do Arsenal, cujo contrato assinado superou US$ 178 milhões, sendo 15 anos pelo naming rights e 7 anos pelo patrocínio oficial ao Arsenal e o Allianz Arena, em Munique, cujo contrato foi de US$ 115 milhões, por um período de 15 anos. A Alemanha é o país mais adiantado nesse aspecto atualmente no futebol europeu.

Agora pensando no futebol Brasileiro e ainda mais, no Universo Brasileiro, o por que aceitamos facilmente chamar uma casa de Show de Credicard hall, HSBC Brasil, Vivo Rio, entre outros, e não aceitamos ter em nossos estádios nomes de empresas que contribuiriam em muito nas receitas dos nossos clubes? Sempre há alguém para dizer que o nome é X, ou Y, e que nunca pegará o nome de uma empresa Z em uma nova arena de futebol. 
Realmente ainda estamos muitos anos luz atrás da evolução.

Fontes: (sites)
www.rcsauditores.com.br
www.pt.wikipedia.org

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