quinta-feira, 2 de agosto de 2012

"BAD", Badminton!



O Badminton é um esporte muito pouco conhecido no Brasil.
É basicamente um "tênis" com peteca, em uma quadra pequena e uma rede um pouco mais alta que o Tênis. Me desculpem os entendidos do esportes, mas essa foi a forma mais simplória para quem não conhece o esporte, poder entender como é praticado. 
Meu cunhado, Rafael Veloso, futuro campeão Mundial de Badminton, poderia nos explanar mais sobre a modalidade. Espero que veja esse post!
O fato é que nessas Olimpíadas de Londres um fato inusitado ocorreu.
A Federação Mundial de Badminton (BWF, pela sigla em inglês) decidiu eliminar quatro duplas femininas do badminton. 
As sul-coreanas Ha Jung-Eun, Kim Min-Jung, Jung Kyung-eun e Kim Ha-na, as atletas da Indonésia Meiliana Juahari e Greysia Polii e as chinesas Yu Yang e Wang Xiaoli, atuais campeãs mundiais, eram acusadas de perder suas partidas intencionalmente.
A informação foi confirmada por dirigentes indonésios para a agência de notícias Associated Press. 
O COI confirmou que as oito envolvidas no caso foram desclassificadas, mas não expulsas da Olimpíada.
As atletas já entraram com um recurso contra a decisão.
O incidente ocorreu na terça-feira à noite quando a dupla chinesa supostamente entregou seu jogo para evitar um confronto com o outro time chinês no início da fase eliminatória. Em represália, duas duplas sul-coreanas e uma da Indonésia tentaram fazer o mesmo. 
As envolvidas foram vaiadas pelo público presente do ginásio de Wembley.
Nesta quarta-feira a BWF abriu uma investigação do caso e ouviu todas as envolvidas em audiências em um hotel próximo ao ginásio, sede do badminton. Ela decidiu que todas as envolvidas serão desclassificadas por "não usarem seu máximo esforço para vencer uma partida" e "se comportarem de uma maneira claramente abusiva e em detrimento do esporte".
"Há uma cláusula [na carta olímpica] de que jogadoras têm que fazer seus melhores esforços" disse mais cedo o diretor de comunicação do COI, Mark Adams.
Não me assusto com esse fato, pois no mundo em que vivemos, onde os valores já não são mais valorizados, fazem de tudo por algumas gramas de ouro ou momentos de glórias, mesmo que pela contra mão da vida.





                                       APOIO GRENÁ E BRANCO

2 comentários:

  1. Ola Thyagome todos os outros leitores. O Badminton é um desporto muito popular a nível mundial, principalmente na Ásia e em alguns paises europeus como UK ou Dinamarca. A introdução que o Thyago fez corresponde a alguma verdade sobre o desporto, mas em breve farei um post para introduzir a modalidade e explicar um pouco mais acerca de todo o que gira em torno. E um facto que no Brasil nao e muito conhecido, mas existe pelo menos un jogador com um nível internacional já algo desenvolvido que se chama Tiago Paiola. Penso que por pouco nao se qualificou para os JO, nas nos Pan fez resultados interessantes. De lembrar que durante 2 anos ele representou um clube português e com alguns resultados interessantes. Quanto a mim, já estou a ficar velho para estas andanças, mas de vez em quando vou fazendo umas gracinhas e ganhando umas garrafas de vinho e uns queijos. Quanto ao que se passou nos JO, realmente foi uma vergonha porque podemos enquadrar este comportamento como viciação de resultados. Este tipo de comportamentos, infelizmente e recorrente a outros níveis competitivos como forma de evitar certo tipo de adversários e ir o mais longe possível. Mas a nível profissional e a primeira vez que vejo tal comportamento, e para mim e ainda mais grave pois a dupla chinesa e somente a n.1 no ranking mundial.Penso que ainda sofrerão algum tipo de penalização por parte da IBF, mas as atletas chinesas já disseram que irão abandonar a modalidade. Para quem quiser acompanhar as finais de hoje e amanha pode ver sem comentários no site da tv Suíça em Rtssport.ch. Abraços e até breve

    ResponderExcluir
  2. Rafa, você poderia nos ampliar esse cenário do Badminton.
    Você poderia me enviar um pedaço desse queijo suiço, seria bem vindo...rs
    Abraços

    ResponderExcluir